12.12.12

Entrega dos Prémios PEN 2011



 

Os autores Fernando Guimarães, Maria Filomena Molder, Pedro Vieira e Rita Ferro recebem hoje os prémios PEN, nas áreas de poesia, ensaio, primeira obra e narrativa, respectivamente, no Auditório Carlos Paredes, da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.
A cerimónia conta com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e do director-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, José Manuel Cortês.


O Prémio PEN de Poesia distingue As Raízes Diferentes, de Fernando Guimarães, enquanto o de Ensaio é entregue à ensaísta Maria Filomena Molder, por O Químico e o Alquimista — Benjamin, Leitor de Baudelaire.
Pedro Vieira, que começou por ser conhecido pelo blogue Irmão Lúcia, recebe o prémio Primeira Obra, com o romance de estreia Última Paragem, Massamá.
O prémio Narrativa foi atribuído a A menina é filha de quem?, romance autobiográfico assinado pela escritora Rita Ferro.
Todos estes prémios são referentes a obras publicadas em 2011.
O júri do Prémio PEN de Poesia integrou Maria do Sameiro Barroso, Albano Martins e Rita Taborda Duarte, o de Ensaio Maria João Cantinho, Paula Mendes Coelho e Ricardo Gil Soeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário