27.4.23

Sobre A Amiga Genial, de Mara Cerri e Chiara Lagani, a partir do romance de Elena Ferrante

 



Disponível em www.relogiodagua.pt e a chegar às livrarias: A Amiga Genial, de Mara Cerri e Chiara Lagani, a partir do romance de Elena Ferrante (tradução de Margarida Periquito)


Esta é a história da amizade entre Raffaella Cerullo e Elena Greco, Lila e Lenù.

Uma ligação indissolúvel que surge entre duas raparigas que dão as mãos num bairro miserável da periferia de Nápoles, nos anos 1950, e percorre toda a sua vida.

A relação acaba num desaparecimento, uma tentativa desesperada de perderem o rasto uma da outra.

É uma sugestiva viagem pelo imaginário do romance que cativou leitores de todo o mundo, através de sensibilidade artística de Mara Cerri, uma das melhores ilustradoras contemporâneas, e da sabedoria narrativa de Chiara Lagani, dramaturga e intérprete da companhia teatral Fanny & Alexander.

Uma transposição apaixonante, preservando as potencialidades expressivas da linguagem da banda desenhada, o que ilumina com novas perspetivas o romance mais icónico de Elena Ferrante.



Chiara Lagani nasceu em Ravenna, em Itália, em 1974. É atriz, dramaturga e tradutora.

Escreve os textos originais para os espetáculos do grupo Fanny & Alexander, de Ravenna. Entre as representações da companhia estão Ada, de Vladimir Nabokov, uma peça inspirada em O Feiticeiro de Oz e História de Uma Amizade, baseada na tetralogia de A Amiga Genial, de Elena Ferrante. Em 2017, recebeu o prémio Riccione Speciale per l’Innovazione drammaturgica.



Mara Cerri nasceu em Pesaro em 1978. É ilustradora, autora de álbuns ilustrados e de filmes de animação.

É autora dos desenhos de A Praia de Noite, de Elena Ferrante, e colaborou com escritores como Andrea Bajani, Paolo Cognetti, Nadia Terranova e Davide Orecchio.

Realizou com Magda Guidi a curta de animação Via Curiel 8, vencedora no Torino Film Festival, e participou no documentário Ferrante Fever, de Giacomo Durzi.

Em 2020, foi a responsável pelo grafismo do manifesto do Salone del libro di Torino.


Mais informação em https://relogiodagua.pt/produto/a-amiga-genial-o-romance-grafico/


Outras obras de Elena Ferrante estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/elena-ferrante/

Sem comentários:

Enviar um comentário