18.5.21

Sobre Exalação, de Ted Chiang

 



Disponível em www.relogiodagua.pt e a chegar às livrarias: Exalação, de Ted Chiang (tradução de José Miguel Silva)


Nestes nove contos, Ted Chiang aborda algumas das questões mais antigas da Humanidade, assim como novos dilemas que só ele conseguiria imaginar.

Em “O Mercador e o Portal do Alquimista”, um portal através do tempo força um vendedor de tecidos na Bagdade antiga a confrontar-se com erros passados e segundas oportunidades. Em “Exalação”, um cientista alienígena faz uma descoberta com ramificações universais. Em “A Ansiedade É a Vertigem da Liberdade”, a habilidade para olhar para universos alternativos relaciona-se com uma nova e radical análise do conceito de livre-arbítrio.


Considerado um dos Melhores Livros do Ano pelo The New York Times, o The Washington Post, a Time, o The Guardian e o Financial Times.


“Esclarecedor e empolgante… […] Chiang explora os temas convencionais da ficção científica de modo pouco convencional… As suas frases possuem a transparência que George Orwell considerava um ideal de prosa… Para Chiang, a curiosidade humana é um motor de progresso quase divino.” [Joyce Carol Oates]


“Conciso, implacável e incandescente.” [Colson Whitehead]


“Uma colecção de contos que te fará pensar, lutar com grandes ideias e sentir mais humano. O melhor tipo de ficção científica.” [Barack Obama]



Ted Chiang é um escritor norte-americano de ficção científica nascido em 1967, em Port Jefferson, Nova Iorque. Foi galardoado com quatro Prémios Nebula, quatro Prémios Hugo, quatro Prémios Locus e o Prémio John W. Campbell para Melhor Novo Escritor. O seu conto “História da Tua Vida” serviu de base ao filme O Primeiro Encontro (2016). É artista residente na Universidade de Notre Dame.

Sem comentários:

Enviar um comentário