3.10.18

Ópera Três Mulheres com Máscara de Ferro, de Agustina Bessa-Luís, no Teatro Aberto





A temporada 2018/2019 do Teatro Aberto abre com a apresentação da Ópera Três Mulheres com Máscara de Ferro, de Agustina Bessa-Luís, com música de Eurico Carrapatoso. 

Com base num texto inédito de Agustina Bessa-Luís, música original de Eurico Carrapatoso, encenação de João Lourenço e direcção musical de João Paulo Santos, a ópera centra-se em Fanny Owen, Ema e Sibila, as três protagonistas femininas de reconhecidos romances da autora. As suas intérpretes são Ana Ester Neves, Angélica Neto e Patrícia Quinta. A música foi composta para clarinete, violino, violoncelo e piano.

Este espectáculo estreou em Outubro de 2014 na Fundação Calouste Gulbenkian e foi também levado à cena na Sala Azul do Teatro Aberto. Nos próximos dias 5, 6 e 7 de Outubro a ópera volta ao Teatro Aberto.

O texto de Agustina será publicado pela Relógio D’Água como volume das Obras da Autora. Integra, além do libreto em português (e inglês) que Agustina Bessa-Luís escreveu, textos de Mónica Baldaque, Vera San Payo de Lemos, Eurico Carrapatoso, os prefácios de António Lobo Antunes, Hélia Correia e Gonçalo M. Tavares publicados em Vale Abraão, Fanny Owen e A Sibila, e imagens da representação do Teatro Aberto.

O livro com o texto de Agustina Bessa-Luís será lançado no dia 5 de Outubro, às 21h, no foyer do Teatro Aberto. Estarão presentes a Professora Anamaria Filizola, Mónica Baldaque, João Lourenço, Vera San Payo de Lemos e o maestro João Paulo Santos, que participarão de uma conversa em torno da obra de Agustina Bessa-Luís e da ópera, que será apresentada às 22h no palco da Sala Azul do Teatro Aberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário