15.5.18

Agustina no Festival Somos Douro




Somos Douro é um festival de carácter multi-disciplinar, especialmente dirigido aos jovens da região duriense, que acontecerá entre 1 e 17 de Junho, nos 19 municípios que fazem parte do CIM Douro. É uma iniciativa promovida pela CCDR-N pelos 16 anos da atribuição do selo da Unesco ao Alto Douro Vinhateiro que tem Anabela Mota Ribeiro como comissária. 
Domingo, 3 de Junho, será dada particular atenção à obra de Agustina Bessa-Luís.
Pretende-se, tanto quanto possível, envolver a comunidade local nas oficinas, passeios, espectáculos e conversas que compõem o programa e promover a relação com o seu património. 
Há um autocarro a circular entre os 19 municípios e todos eles têm pelo menos uma iniciativa.


SEXTA-FEIRA - 1 JUNHO
21.30 Iniciativa: Concerto 
Convidado: Camané 
Com a participação especial da Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Música de Vila Real
O clássico de Camané Sei de um Rio abre o festival Somos Douro e propõe uma viagem que se vai estender pelos 19 municípios do CIM Douro, entre 1 e 17 de Junho.

SÁBADO - 2 JUNHO
Dia todo
Local: Peso da Régua

DOMINGO - 3 JUNHO
11h Iniciativa: À Conversa Com
Convidado: Pedro Mexia
Local: Mesão Frio 
Pedro Mexia é assessor para a cultura do Presidente da República, poeta e crítico literário. Grande conhecedor do universo de Agustina Bessa-Luís, vai dirigir o olhar para a força do território duriense nas obras da autora. Em 2018 passam 70 anos sobre a edição do primeiro livro de Agustina, Mundo Fechado.

15h Iniciativa: À Conversa Com
Convidado: Leonor Baldaque 
Local: Armamar
Leonor Baldaque tem múltiplas ligações no Douro. É neta de Agustina, foi actriz nos filmes de Manoel de Oliveira. É escritora e publicou o seu primeiro romance na Gallimard. Conversará a partir do filme e do livro Vale Abraão, não longe do local onde passou férias e aprendeu o que é ser do Douro. Vão ser exibidos excertos do filme. 

18h Iniciativa: À Conversa Com
Convidado: Bernardo Pinto de Almeida
Local: Peso da Régua 
Bernardo Pinto de Almeida nasceu no Peso da Régua. É professor catedrático da Faculdade de Belas Artes do Porto. É também poeta e ensaísta. Propõe-se dar a ver a Paisagem como tema dominante na História da Pintura. No Museu da Régua. 

SEGUNDA-FEIRA - 4 JUNHO
Iniciativa: Oficina de Escrita
Convidado: Ana Margarida de Carvalho
Local: Santa Marta de Penaguião
Ana Margarida de Carvalho publicou apenas dois romances e com os dois venceu o mais prestigiado prémio literário português, o Grande Prémio de Romance APE. Na Relógio D’Água publicou o seu mais recente livro, Pequenos Delírios Domésticos. Respondeu com entusiasmo a dois desafios: viver uma semana em Santa Marta de Penaguião e fazer uma oficina de escrita na localidade, dirigida àqueles que gostam de escrever. 

TERÇA-FEIRA - 5 JUNHO
Iniciativa: Oficina de Escrita
Convidado: Tatiana Salem Levy
Local: Carrazeda de Ansiães
Tatiana Salem Levy é brasileira. Além de fazer uma residência artística de uma semana, vai coordenar uma oficina de escrita.

QUARTA-FEIRA - 6 JUNHO
10h Iniciativa: Roteiro
Convidado: Alberto Correia
Local: Sernancelhe
Alberto Correia é historiador, antropólogo e um estudioso empenhado da obra de Aquilino Ribeiro. É também da confraria da castanha. O que lhe foi pedido? Que celebrasse a geografia física, literária e gastronómica do escritor, que falasse a partir dos seus lugares: o Carregal onde nasceu, as ruínas do mosteiro de Tabosa e a magnífica Lapa. 

QUINTA-FEIRA - 7 JUNHO
Ver com Ciência Viva
Iniciativa: À Conversa Com 
Convidado: Maria Manuel Mota
Local: Vila Real
Nasceu em 1971 no norte, é cientista, directora do iMM, prémio Pessoa em 2013, apontada como uma das maiores especialistas do mundo em malária. Maria Mota vai falar sobre o tema numa acção ligada ao programa Ciência Viva, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. 

SEXTA-FEIRA - 8 JUNHO
18h Iniciativa: À Conversa Com 
Convidado: António Feijó
Local: Vila Real (Palácio de Mateus) 
Professor de Literatura, António Feijó, com raízes nortenhas, é também vice-reitor da Universidade de Lisboa. Uma das suas áreas de investigação tem que ver com o Modernismo português. Evocando os 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa (13 Junho), Feijó faz uma introdução à obra do poeta, figura maior da cultura portuguesa. 

SÁBADO - 9 JUNHO
10h – 18h Iniciativa: Roteiro - Prémios Arquitectura do Douro
Convidado: Acção levada a cabo com a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte.
Local: Região do Alto Douro Vinhateiro
Este roteiro tem cinco paragens, cinco edifícios assinados por nomes importantes da arquitectura portuguesa, e premiados. São eles: o Museu da Vila Velha (Belém Lima), a Adega Quinta do Portal (Siza Vieira), o Centro Cultural Miguel Torga (Souto Moura), o Museu do Côa (Camilo Rebelo e Tiago Pimentel) e Centro de Alto Rendimento do Pocinho (Álvaro Andrade). A intenção é convidar os autores dos edifícios a fazerem uma visita guiada aos mesmos. 

18h Iniciativa: À Conversa Com 
Convidado: Richard Zimler 
Local: Torre de Moncorvo
O escritor Richard Zimler nasceu nos Estados Unidos, é judeu, licenciou-se em Religiões Comparadas. Mudou-se para o Porto em 1990. Na localidade onde existiu uma importante judiaria, Zimler falará da cultura e religião judaica. 

Dia todo: Iniciativa: Oficina Fotografia - parte I
Convidado: António Sá 
Local: Freixo de Espada à Cinta
Radicado no nordeste transmontano há anos, António Sá é um fotógrafo que tem publicado com regularidade na revista National Geographic. A paisagem está muitas vezes no centro da sua objectiva. Numa oficina de dois dias, vai ensinar coisas básicas, como olhar, elaborar uma narrativa visual, além das questões técnicas que dizem respeito à fotografia. 

DOMINGO - 10 JUNHO
15h Iniciativa: À Conversa Com
Convidado: Manuela Correia
Local: Tabuaço
O Principezinho de Saint-Exupéry é uma obra com várias camadas de leitura, dirigido a adultos e crianças. A psiquiatra Manuela Correia vai conversar sobre os mitos do livro, discutir as razões por que ele continua a fascinar-nos. 

SEGUNDA-FEIRA - 11 JUNHO
18h Iniciativa: À Conversa Com
Convidado: Carlos Mendes de Sousa
Local: Sabrosa
Carlos Mendes de Sousa é professor da Universidade do Minho, especialista em literatura brasileira e em autores portugueses como Miguel Torga. Numa conversa acessível a todos, fará uma incursão na obra e no imaginário do autor dos Novos Contos da Montanha

21h30 Iniciativa: À Conversa Com
Convidado: Júlio Llamazares
Local: Sabrosa
Através de uma parceria com o Instituto Cervantes em Lisboa, pretende-se abordar o tema das relações entre Portugal e Espanha, o rio que nos une, e revelar identidades e talentos de um lado e outro da fronteira. O escritor espanhol Júlio Llamazares é autor de “Trás os Montes” e um grande contador de histórias.

TERÇA-FEIRA - 12 JUNHO
11h Iniciativa: À Conversa Com
Convidado: Ana Luísa Amaral
Local: São João da Pesqueira
Ana Luísa Amaral é professora da Faculdade de Letras do Porto e o seu último livro, Arder a Palavra e Outros Incêndios, foi publicado pela Relógio D’Água. Irá conversar sobre Sophia de Mello Breyner Andresen.

15h Iniciativa: Roteiro 
Convidado: Aquilino Machado
Local: Soutosa - Moimenta da Beira
O neto de Aquilino Ribeiro conduz uma visita guiada à Casa Museu de Aquilino, faz um mapa de uma geografia emocional e literária.
21.30 Iniciativa: À Conversa Com 
Convidado: Irene Flunser Pimentel
Local: Moimenta da Beira
Para falar sobre o tempo histórico de Aquilino, para fazer um retrato do que era então Portugal e a Europa, condição-chave para compreender o seu universo literário, convidámos a historiadora Irene Flunser Pimentel, galardoada com o Prémio Pessoa em 2007, destacada investigadora do Estado Novo e dos seus processos censórios.

QUARTA-FEIRA - 13 JUNHO
17h Iniciativa: Roteiro 
Convidado: António Carvalho 
Local: Murça
O director do Museu Nacional de Arqueologia vai fazer uma visita ao castro de Palheiros e à Porca de Murça, promovendo uma leitura do território. E que dizem de quem somos e da história daquele lugar os vestígios ali existentes? 

21.30h Iniciativa: À Conversa Com 
Convidado: Fernando Rosas
Local: Murça
No ano em que se assinalam os 100 anos do fim da Primeira Guerra, convidámos o historiador Fernando Rosas, professor catedrático da Universidade Nova, a falar da Europa e dos desenhos que ela conheceu ao longo do século XX. O soldado Milhões, herói da Primeira Guerra, natural de Murça, não poderá deixar de mencionado. 


QUINTA-FEIRA - 14 JUNHO
Dia todo Iniciativa: Oficina Desenho 
Convidado: António Jorge Gonçalves 
Local: São João da Pesqueira
Ensinar a desenhar no papel, ensinar a desenhar no computador, ensinar a desenhar com frutas! Podemos criar imagens em todos os suportes, diz o ilustrador António Jorge Gonçalves, colaborador habitual do suplemento Inimigo Público, autor da banda-desenhada As Aventuras de Filipe Seems e de livros como Desenhos Efémeros

18h Iniciativa: À Conversa Com
Convidado: José Luís Peixoto
Local: Torre de Moncorvo

SEXTA-FEIRA - 15 JUNHO
15h Iniciativa: Roteiro - Prémios Arquitectura do Douro
Local: Região do Alto Douro Vinhateiro
Acção levada a cabo com a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte. A visitar, o Centro de Alto Rendimento do Pocinho (Álvaro Fernandes Andrade e Raquel).

SÁBADO - 16 JUNHO
11h Iniciativa: Roteiro - Prémios Arquitectura do Douro
Local: Região do Alto Douro Vinhateiro
Acção levada a cabo com a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte. A visitar, o Museu do Côa (Camilo Rebelo e Tiago Pimentel). 

15h Iniciativa: Roteiro
Convidado: João Pinto Coelho
Local: Parque Arqueológico - Vila Nova de Foz Côa
João Pinto Coelho licenciou-se em Arquitectura, vive em Murça, é professor do ensino secundário. É também escritor e o mais recente vencedor do importante prémio Leya. Vai conduzir uma visita ao parque arqueológico do Côa.

22h Iniciativa: Espectáculo – desenho digital ao vivo projectado nas gravuras do Côa
Convidado: António Jorge Gonçalves, Filipe Raposo e Ana Brandão 
Local: Vila Nova de Foz Côa

DOMINGO - 17 JUNHO 
Dia todo: Iniciativa: Parada - Desfile - Animação de rua 
Convidado: Bandas Filarmónicas 
Local: Alijó - Pinhão 
Será um momento de festa, popular, com bandas de todos os municípios a desfilar e a interpretar algumas peças do seu repertório junto ao rio.


[Adaptado pela Relógio D’Água do programa do Festival Somos Douro.]

Sem comentários:

Enviar um comentário