23.3.18

Agustina Bessa-Luís homenageada ao longo do ano em Vila Real





A iniciativa surge quando se assinalam os 70 anos da publicação de “Mundo Fechado”, uma das primeiras obras da autora.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) arranca na sexta-feira, em Vila Real, com uma homenagem a Agustina Bessa-Luís, que se prolongará ao longo do ano com colóquios, exposições e cinema para divulgar a obra da escritora.
A homenagem à escritora vai ser lançada na cerimónia de celebração do 32.º aniversário da academia transmontana, que vai contar com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.
O vice-reitor da UTAD Artur Cristóvão disse hoje à agência Lusa que a universidade vai promover, ao longo deste ano, iniciativas diversas "para a divulgação e consagração da vida e obra de Agustina Bessa-Luís, autora com fortes ligações ao Douro".
Até ao final do ano surgirão iniciativas como "As tardes da Agustina", um ciclo de cinema e um colóquio de dois dias que vai abordar várias facetas do trabalho da escritora, desde o jornalismo ao cinema, e vai contar com a participação de convidados nacionais e estrangeiros.
A primeira "tarde da Agustina" ocorre a 13 de abril em torno da obra "O princípio da incerteza".
Em maio, será dedicada ao livro "Dentes de rato", a sua obra mais dirigida para a juventude, será realizada em articulação com as escolas de Vila Real e terá como convidada a filha da autora e escritora Mónica Baldaque, que ilustrou o livro.
Uma terceira tarde será dedicada à biografia de Agustina Bessa-Luís e terá como convidado o historiador Rui Ramos.
O programa de homenagem inclui ainda um ciclo de cinema, com filmes inspirados em obras da escritora, como "Vale Abraão", realizado por Manoel de Oliveira, bem como uma exposição de primeiras edições.
Esta iniciativa conta com a colaboração do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, a Câmara de Vila Real e a biblioteca municipal, a rede de bibliotecas da cidade, bem como as escolas, a Associação Zona Livre e a nova editora da escritora a "Relógio de Água".


Sem comentários:

Enviar um comentário