19.8.15

A Planície, de Jhumpa Lahiri, na lista de livros de Verão de Obama



 
 

O romance A Planície, de Jhumpa Lahiri, é um dos seis livros que Barack Obama levou para ler nas férias, segundo foi divulgado pela Casa Branca.
A obra foi finalista do National Book Award e esteve na longlist do Baileys Women’s Prize for Fiction, tendo sido publicada pela Relógio D’Água em 2014.


A acção deste romance de Jhumpa Lahiri decorre entre a Índia e os EUA. É a história de dois irmãos ligados pela tragédia, de uma mulher brilhante perseguida pelo seu passado, de um país destruído pela revolução e de um amor que sobreviveu à morte.
Subhash e Udayan Mitra são irmãos inseparáveis. Vivem num bairro pobre em Calcutá, onde nasceram, e onde muitas vezes são confundidos pelos vizinhos, tal a sua semelhança.
Mas eles são bem diferentes.
Nos anos 60, Udayan junta-se ao movimento de Naxalbari, que luta contra a desigualdade e a pobreza, arriscando a própria vida.
Subhash, que não partilha a paixão política do irmão, parte em busca de uma carreira de investigação científica num tranquilo recanto dos EUA.
Mas quando Subhash descobre o que aconteceu ao irmão, regressa ao seu país de origem, na esperança de poder reconstruir a sua fragmentada família.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário