16.7.13

Uma Antologia Improvável (A Escrita das Mulheres – Séculos XVI a XVIII) apresentada no Palácio Fronteira





A antologia A Escrita das Mulheres (Séculos XVI a XVIII), organizada por Vanda Anastácio, vai ser apresentada no Palácio dos Marqueses de Fronteira, no Largo de São Domingos de Benfica, no próximo dia 25 de Julho, quinta-feira, pelas 18.30.
A obra será apresentada pelo Professor António Feijó, Director da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com participação das escritoras Maria Teresa Horta e Patrícia Reis.

«Será possível escrever uma História da Literatura Portuguesa anterior a 1900 que inclua as mulheres? Ou, dito de outro modo: será possível falar de escritoras antes da contemporaneidade?
Estas perguntas têm sido feitas insistentemente por todos aqueles que se vêem confrontados com a escassez de dados sobre as relações estabelecidas pelas mulheres do passado com a escrita e com a leitura. Numa época marcada pela revalorização das contribuições femininas para a sociedade e para a cultura, na qual se questionam os motivos da exclusão das mulheres do discurso historiográfico, o silêncio dos historiadores sobre as escritoras portuguesas parecia impossível de romper.
Esta antologia resulta do esforço de pesquisa em busca da realidade improvável que parecia ser a existência de um número significativo de mulheres com papel activo no campo literário português dos séculos XV a XIX.»

 

Sem comentários:

Publicar um comentário