8.6.09

1 de Gonçalo M. Tavares Recebe Prémio de Poesia em Belgrado



O livro de poesia 1, que Gonçalo M. Tavares publicou na Relógio D’Água em 2004, recebeu o prémio Treci Trg’ no Festival de Poesia de Belgrado que se realizou em várias cidades da Sérvia, de 25 a 31 de Maio passado.
O escritor português partilhou o prémio com Brian Henry (EUA) e Adam Wiedemann (Polónia). As suas três obras vão ser agora publicadas em edições bilingues, nos idiomas originais e sérvios.
Durante o Festival, Gonçalo M. Tavares participou num encontro em que alguns estudantes de Português leram os seus poemas em sérvio.
Como convidado do Instituto Camões, o autor de Jerusalém deu ainda a aula de encerramento do ano lectivo do Leitorado de Português, na Faculdade de Filologia de Belgrado.
Gonçalo M. Tavares debateu com o grupo Teatro da Cidade Branca a peça que esta companhia universitária levou à cena em 2008, intitulada As três pessoas ou o Sr. Valery dizia..., baseada precisamente num dos livros da série Bairros.
Gonçalo M. Tavares editou recentemente Breves Notas sobre as Ligações – Llansol, Molder e Zambrano (no catálogo da Relógio D’Água figuram também as suas obras A Perna Esquerda de Paris Seguido de Roland Barthes e Robert Musil, Breves Notas sobre Ciência e Breves Notas sobre o Medo).
Gonçalo M. Tavares é já o escritor português vivo mais traduzido depois de José Saramago e António Lobo Antunes.
Os três livros da Enciclopédia — Breves Notas sobre Ciência, Breves Notas sobre o Medo e Breves Notas sobre as Ligações — vão sair brevemente em Espanha, Brasil e México.

Sem comentários:

Enviar um comentário