5.3.24

Sobre Patos — Dois Anos nas Areias Petrolíferas, de Kate Beaton

 


«A banda desenhada verdadeiramente deixou de ser bonecos exactamente por causa de livros como este, quando nas últimas décadas se começou a dedicar, digamos assim, a ser um veículo autobiográfico para autores que têm histórias pessoais, claro, para contar.

No caso deste livro, chamado “Patos — Dois Anos nas Areias Petrolíferas”, é a história de Kate Beaton, a autora, que teve de ir pagar o seu empréstimo universitário, volumoso, que acontece tanto nos Estados Unidos como no Canadá, indo trabalhar para uma zona de extracção de petróleo no coração do Canadá.

São zonas muito isoladas e, por causa disso, é como se fosse uma pequena sociedade, meio concentracionária, e este livro é sobre isso e sobre as implicações todas que isso tem.

É uma óptima história, é uma história muito surpreendente […]. Vale imenso a pena, exactamente pela originalidade da história, pela dinâmica que ela [Kate Beaton] lhe imprime.» [João Miguel Tavares, SIC Notícias, Programa Cujo Nome Estamos legalmente Impedidos de Dizer, 2/3/2024: https://sicnoticias.pt/programas/programa-cujo-nome-estamos-legalmente-impedidos-de-dizer/2024-03-02-Ministro-do-sim-nao-e-talvez-ministro-dos-Ataques-Pouco-Eficazes-ministro-de-2007-2868d355]


Patos — Dois Anos nas Areias Petrolíferas, de Kate Beaton (tradução de Alda Rodrigues), está disponível em https://www.relogiodagua.pt/produto/patos-vencedor-de-dois-will-eisner-comic-industry-awards-2023/

Sem comentários:

Enviar um comentário