4.9.23

Sobre A Era do Capitalismo da Vigilância, de Shoshana Zuboff

 


Nesta obra, a socióloga norte-americana Shoshana Zuboff mostra como está em vias de desaparecimento a possibilidade de construirmos um futuro diferente daquele que está a ser programado por nós.

Revela-nos aquilo a que chama «capitalismo da vigilância», um projeto global de modificação do comportamento que ameaça transformar a natureza humana no século XXI, do mesmo modo que o capitalismo industrial alterou o mundo natural do século xx.

Zuboff analisa as consequências do capitalismo da vigilância que se expandiu de Silicon Valley aos mais diferentes setores da economia atual. Mostra como este acumula uma imensa riqueza e poder nos chamados «mercados de futuros comportamentais».

A ameaça que paira sobre nós não é já a de um «Grande Irmão» totalitário, mas a de um arquiteto digital omnipresente que opera em função dos interesses do capitalismo da vigilância.

Zuboff pensa que a sociedade do século XXI corre o risco de se transformar numa colmeia totalmente interconectada e controlada, que nos seduz com a promessa de uma vida fácil e consumidora.

Em sua opinião, estamos numa conjuntura crítica do confronto entre o enorme poder das empresas de alta tecnologia, reforçado pela atual crise pandémica, e as sociedades e os governos democráticos. A questão reside em saber se controlaremos a informação e as máquinas ou se nos deixaremos dominar por elas.


«O livro mais importante deste século. O O Capital desta geração.» [Zadie Smith]


«Toda a gente deve ler este livro como um ato de autodefesa digital.» [Naomi Klein]


«Inovador, magistral, alarmante e imperdível.» [Financial Times]


Um dos 100 melhores livros do século XXI para o The Guardian


A Era do Capitalismo da Vigilância, de Shoshana Zuboff (trad. Luís Filipe Silva e Miguel Serras Pereira), está disponível em https://relogiodagua.pt/produto/a-era-do-capitalismo-da-vigilancia/

Sem comentários:

Enviar um comentário