26.1.23

Sobre Morte aos Feios, de Boris Vian

 



Acordar completamente nu, deitado num quarto desconhecido onde uma bela mulher quer à viva força fazer amor… A aventura é um tanto insólita. Sobretudo tratando-se de Rocky Bailey, que quer permanecer virgem até aos vinte anos e tem um físico de desportista. Enfim, o género de situações que não nos ensinam a resolver na universidade.

Além disso, o quarto é numa clínica e há um homem assassinado numa cabine telefónica, fotos de terríveis operações cirúrgicas, perseguições, lutas e, para desespero de Rocky, raparigas por todo o lado.

Tais são os ingredientes deste policial de Boris Vian, escrito sob o pseudónimo de Vernon Sullivan, angustiante e irónico como outros livros do autor de «A Espuma dos Dias». E o menos que pode dizer-se é que esta clínica, onde o Dr. Schutz selecciona reprodutores humanos e manipula embriões, adquire uma estranha actualidade nos dias que correm.


Morte aos Feios (trad. Pedro Tamen) e outras obras de Boris Vian estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/boris-vian/

Sem comentários:

Enviar um comentário