19.10.22

Paulo Portas sobre o centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís

 



«O centenário está bastante bem organizado. É uma iniciativa liderada pela Câmara Municipal de Amarante, terra de Agustina, de Amadeu de Souza-Cardoso, como de Teixeira de Pascoaes, é uma terra muito especial, e com outros municípios.

Há uma exposição em Serralves, que é uma visão escrita de Agustina sobre a colecção de Serralves; há um seminário muito interessante, com leituras e interpretações na Gulbenkian esta semana [18/10]; há reedições — eu creio que é a Relógio D’Água que tem publicado e republicado livros como A Sibila, Fanny Owen…

Vão sair os Aforismos, que eu acho um livro muito interessante. […]

Eu tive a sorte de ser amigo dela, poder falar muitas vezes com ela e de lhe ter ficado a dever coisas importantes. Ela acreditou no Miguel Esteves Cardoso e em mim quando não havia nenhuma razão naquela idade para acreditar em nós. Foi a primeira colunista que nós convencemos para o Independente e na sua casa na Rua do Gólgota.

Só queria dizer isto […], eu acho que é maior escrita portuguesa do século XX, obviamente, mas entrou pelo XXI adentro, e ela é sobretudo uma mulher com sentenças absolutamente extraordinárias, daquelas que são uma mistura de intuição, filosofia, história. E eu terminaria com uma, que é muito divertida […]: a primeira impressão nunca é decisiva, pode é ser fatal.» [Paulo Portas, Global, TVI, 16/10/2022: https://tviplayer.iol.pt/programa/global/5be61e160cf24b061e976986/video/634c6e560cf2ea4f0a619c44]


Aforismos e as obras de Agustina Bessa-Luís já editadas pela Relógio D’Água estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/agustina-bessa-luis/

Sem comentários:

Enviar um comentário