23.9.22

Sobre Na Terra Somos brevemente Magníficos, de Ocean Vuong

 



Na Terra Somos brevemente Magníficos é a carta de um filho à mãe que não sabe ler. Escrita quando o narrador não tem ainda trinta anos, a carta evoca o passado de uma família e narra uma história que tem como epicentro o Vietname, desvendando aspetos da sua vida que a mãe nunca conheceu e levando a uma inquietante revelação final. Testemunho de um amor duro mas inegável entre uma mãe solteira e o filho, a carta é também uma investigação sobre raça, classe e masculinidade, levantando questões centrais sobre uma atualidade repleta de violência e trauma, que se vão sobrepondo a compaixão e a sensibilidade.

Este livro é tanto sobre a energia de contar uma história como sobre o silêncio destrutivo de não ser ouvido. Ocean Vuong escreve sobre pessoas aprisionadas entre mundos contraditórios e pergunta como recuperamos e podemos ajudar os outros sem deixarmos de ser quem somos. Procura assim responder a duas questões centrais: como sobreviver e como transformar essa sobrevivência em quase alegria.


“Uma carta de amor repleta de dor. De tirar o fôlego… Espantoso.” [Marlon James]


“Uma obra-prima. Um livro surpreendentemente belo, repleto de conhecimento e dor… Uma enorme dádiva para o mundo.” [Max Porter]


“Ocean Vuong combate e vence os limites da linguagem.” [Ben Lerner]


“Vuong é um escritor ousado. Não tem medo de ir até onde o sofrimento está.” [Viet Thanh Nguyen, TIME]


Na Terra Somos brevemente Magníficos (trad. Inês Dias) está disponível em https://relogiodagua.pt/produto/na-terra-somos-brevemente-magnificos/

O mais recente livro de poesia do autor, O Tempo É Uma Mãe, será em breve editado pela Relógio D’Água, com tradução de Frederico Pedreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário