A afirmação da China como superpotência global está a modificar a paisagem política internacional. À medida que o regime chinês se tornou mais assertivo, os EUA foram-no considerando o seu principal rival nos planos económico e militar.
Neste livro, Oliver Letwin mostra como o ascenso da China se relaciona com o seu antigo poder imperial e enumera as principais zonas de conflito potencial entre China e EUA, com destaque para Taiwan.
O autor considera que existe um risco efetivo de conflito militar entre a China, como superpotência ascendente, e os EUA, que procuram manter a supremacia mundial.
Considera, no entanto, possível, embora difícil, que a guerra seja evitada.
“Neste elegante estudo, Oliver Letwin deixa o aviso de que os EUA devem repensar a sua relação com a China e abraçar uma rivalidade pacífica.” [The Guardian]
Oliver Letwin nasceu a 19 de maio de 1956 na Grã-Bretanha. Formou-se na Universidade de Cambridge e é professor visitante no King’s College de Londres.
É um dos vice-presidentes do Great Britain–China Centre, conselheiro da Faraday Institution e membro do conselho consultivo do Bennett Institute for Public Policy. É autor, entre outras obras, de Apocalypse How? e Hearts and Minds.
Pertenceu ao Partido Conservador, de que se afastou em 2019.
China versus América — Um Alerta (trad. João Paulo Moreira) está disponível em https://relogiodagua.pt/produto/china-versus-america-um-alerta/
Sem comentários:
Enviar um comentário