17.2.22

Sobre Os Fidalgos da Casa Mourisca, de Júlio Dinis

 




Disponível em www.relogiodagua.pt e a chegar às livrarias: Os Fidalgos da Casa Mourisca, de Júlio Dinis


Os Fidalgos da Casa Mourisca foi o último romance escrito por Júlio Dinis, tendo sido publicado em 1871, já depois da sua morte.

Narra a vida de uma família nobre de Vilar de Corvos atingida por diversas tragédias.

Na Casa Mourisca, vivem agora apenas o velho fidalgo D. Luís, abalado pela morte da mulher e da filha mais nova, e os filhos Jorge e Maurício. S o estes que tentam reverter a decadência familiar, devolvendo prestígio à casa e trazendo prosperidade às suas terras.

O drama surge na relação amorosa entre Jorge e Berta da Póvoa, filha do antigo caseiro de D. Luís, que regressa à povoação depois de ter sido educada na cidade.


«À maneira daqueles povoados, que ele mesmo desenha, escondidos nos vales sob o ramalhar dos castanheiros, os seus livros ser o procurados como lugares repousados, de largos ares, onde os nervos se v o equilibrar e se vai pacificar a paixão e o seu tormento.» [Eça de Queirós]


«[…] qualquer leitor, entrando, inocente, em contacto com o Autor de Os Fidalgos da Casa Mourisca, notará ser a sua escrita tributária de dois tipos de sensibilidade: a romântica e a realista.» [Maria Lúcia Lepecki]


«A obra de Júlio Dinis abre um espaço único no panorama literário do romance português oitocentista.» [Helena Buescu]


Mais informação em https://relogiodagua.pt/produto/os-fidalgos-da-casa-mourisca/

Sem comentários:

Enviar um comentário