1.7.21

Sobre Um Sonho Realizado e Outros Contos, de Juan Carlos Onetti

 



«“O Inferno tão Temido”, “A Casa na Areia”, “Bem-vindo, Bob”, “Um Sonho Realizado” fazem parte não apenas da minha herança literária, mas ainda da minha própria vida que acompanharam, amarguraram e alimentaram, servindo para compreender o que encontrava fora dos livros, para conhecer a ternura e recear a desolação. Cada um desses contos foi mudando à medida que eu próprio mudava, modificou-se de acordo com os estados de alma, os lugares em que os lia, as metamorfoses da minha vida e da minha própria experiência de escritor. (…) A cada leitura o entusiasmo é idêntico, nunca conhecendo a decepção, mas exactamente a alegria inversa de comprovar que estes contos me continuavam a agradar, mas também que me agradavam bem mais do que antes, que podia embrenhar-me muito mais profundamente neles à medida que me embrenhava na minha própria vida.» [Antonio Muñoz Molina]


Um Sonho Realizado e Outros Contos (trad. Pedro Tamen) e outras obras de Juan Carlos Onetti estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/juan-carlos-onetti/

Sem comentários:

Enviar um comentário