Faz hoje 80 anos o músico, compositor e cantor Bob Dylan.
A Relógio D’Água publicou as suas principais obras.
Bob Dylan (Robert Allen Zimmerman) nasceu em Duluth, Minnesota, em 24 de Maio de 1941, descendente de emigrantes judeus da Lituânia, Rússia e Ucrânia.
Como aconteceu com tantos outros músicos, Bob Dylan procurou nos agitados anos 60 novas vias de expressão, dando voz aos deserdados e abordando as suas próprias experiências. Mas desde muito cedo as suas composições integraram e revitalizaram também as tradições musicais norte-americanas, as baladas do Norte e os blues do Sul.
Ao mesmo tempo, levou o melhor da poesia à letra das suas canções, absorvendo influências que vão desde Walt Whitman a Ashbery, passando por Allen Ginsberg e outros autores da Beat Generation.
Com as suas letras criou personagens e situações que nada devem às das melhores obras de narrativa ficcional. Neste domínio, as suas crónicas inacabadas constituem uma referência.
Dylan procedeu assim a uma renovação musical e poética que se prolonga até aos nossos dias, absorvendo e expandindo velhas tradições e levando a literatura ao rock‘n’roll.
Uma das suas músicas (“Like a Rolling Stone”, de 1965) tem sido repetidamente considerada como uma das melhores canções de sempre.
As obras de Bob Dylan editadas pela Relógio D’Água estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/bob-dylan/
Sem comentários:
Enviar um comentário