«O título não podia ser mais literal. Há mesmo um incêndio no episódio inaugural e é depois disso que se dão a conhecer os acontecimentos que levaram até um desfecho como aquele, mas são várias as ignições ao longo dos episódios. A luta de classes, o privilégio no interior dos Estados Unidos — em Shaker Heights, no Ohio dos anos 1990 —, o racismo estrutural ou mesmo a saúde mental são alguns dos temas inflamáveis que Celeste Ng aborda no livro “Pequenos Fogos em Todo o Lado” (Relógio D’Água) e que depois são transportados para esta série de mistério (não se espere um decalque da narrativa), apresentada através das histórias de duas mulheres. Elena Richardson (Reese Witherspoon) é aparentemente a típica mulher americana, se é que isso da típica mulher americana existe para lá da ficção, e Mia Warren (Kerry Washington) é, à partida, outra personagem-cliché. Artista negra, mãe solteira, sem raízes familiares e sem poiso fixo, acaba por arrendar casa a Elena. Mas será esta uma mera história de uma mulher frágil que se cruza com uma dona de casa (jornalista nas horas vagas), branca e de cabelos loiros, de classe média alta e com uma família-modelo? Não, até porque desconstrói muitas das crenças que ainda persistem — incluindo quando uma pessoa numa situação de privilégio declara não ser racista. Sempre que tenta prová-lo, Elena acaba a sê-lo. E essa é uma lição para grande parte da audiência televisiva, mesmo a que se considera mais instruída.» [Expresso, 19/12/2020]
Os livros Pequenos Fogos em Todo o Lado e Pessoas Normais estão disponíveis em https://relogiodagua.pt
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