«O protagonista do último romance de Antonio Muñoz Molina troca Nova Iorque por Lisboa. Aguarda o fim do mundo e a vinda de uma mulher. Valerá a pena?
(…)
Falemos agora do seu último livro. O protagonista e narrador de Os Teus Passos nas Escadas abandona Nova Iorque e refugia-se na capital portuguesa. Já num seu romance anterior, Como a Sombra que Passa, a personagem principal procurava refúgio em Lisboa…
Não tinha pensado nisso, mas é claro que o refúgio que busca o protagonista de Os Teus Passos nas Escadas é diferente do outro. Mas, para mim, tal como para a minha personagem, a cidade tem algo de refúgio, sim. O protagonista refugia-se da sua vida americana e também para mim — cidadão pacífico, que não gosto de levantar a voz — Lisboa é um refúgio. Passo muito tempo aí, lendo, passeando, caminhando, tal como o protagonista deste romance, que nasceu quando eu e minha mulher comprámos um apartamento em Lisboa e começámos a instalar-nos. E nasceu das semelhanças que encontrávamos. Por exemplo, entre a ponte que víamos em Nova Iorque e a ponte que víamos em Lisboa.
Depois de Como a Sombra que Passa e de Um Andar Solitário entre la Gente, quis regressar, com este novo romance, à pura ficção?
Sim. Tanto em Como a Sombra que Passa como em Um Andar Solitário entre la Gente, eu havia explorado uma escrita autobiográfica. O que eu desejava agora era fazer exactamente isso que diz, pura ficção, voltar ao prazer de inventar. O curioso é que eu estava inventando a partir de coisas que me sucediam a mim. Chegar a Lisboa, ter um apartamento novo, começar uma nova vida, tudo isso era parte da realidade, mas tudo isso se converteu pouco a pouco numa ficção completa. Porque a cidade que aparece no romance é real e o apartamento também, mas tudo o mais, evidentemente, e felizmente para mim, é uma ficção. E esse é o prazer da ficção.»
[Entrevista de Mário Santos, Ípsilon, 2020/11/06]
Os Teus Passos nas Escadas, de Antonio Muñoz Molina, está disponível em: https://relogiodagua.pt/produto/os-teus-passos-nas-escadas/
Sem comentários:
Enviar um comentário