22.8.20

Sobre Os Teus Passos nas Escadas, de Antonio Muñoz Molina

 


Um homem de meia-idade, que durante vários anos foi executivo em Nova Iorque, instala-se em Lisboa. Espera com alguma ansiedade a chegada da mulher, enquanto avança com as obras de remodelação da nova casa.

Na vida do casal, ficou para trás uma estada em Nova Iorque marcada pelo 11 de Setembro de 2001. Ele veio à frente para preparar a mudança, enquanto Cecilia trata de transferir o seu projecto científico sobre os mecanismos neuronais que condicionam emoções como o medo.
O bairro parece tranquilo. Mas, à medida que avançam os preparativos e a promessa de um futuro aprazível, surgem sinais de uma ameaça indefinível. Talvez o primeiro sinal apareça quando o protagonista se apercebe do incessante ruído da passagem dos aviões, atravessando o Tejo em direcção ao aeroporto.
A narrativa vai revelando pouco a pouco as fissuras que se vão introduzindo na realidade que o protagonista tão laboriosamente procura construir.


«Os Teus Passos nas Escadas» (tradução de Rita Custódio e Àlex Tarradellas) está disponível em https://relogiodagua.pt/produto/os-teus-passos-nas-escadas/


Sem comentários:

Enviar um comentário