27.1.20

Sobre O Outono em Pequim, de Boris Vian (trad. Luiza Neto Jorge)




Disponível em www.relogiodagua.pt e a chegar às livrarias: O Outono em Pequim, de Boris Vian (trad. Luiza Neto Jorge)

O romance O Outono em Pequim é de 1947, o mesmo ano em que Vian escreveu A Espuma dos Dias. Publicado pela primeira vez nas Éditions du Scorpion, o livro contém elementos surrealistas.
A Pequim que surge no título não é literal. Os protagonistas têm em comum dirigirem-se a um deserto imaginário chamado Exopotâmia, onde está em construção uma estação de comboios. A narrativa começa com as peripécias de Amadis Dudu, que, não tendo conseguido apanhar o autocarro para ir trabalhar, acaba a bordo do 975, que o leva a esse deserto. Esse acaso revela-se frutuoso para Amadis.
O Outono em Pequim é uma narrativa de desilusão do mundo adulto, construído sobre o absurdo da sociedade industrial. Mas é também, tal como A Espuma dos Dias, uma história de amor sem esperança.
O narrador detém por vezes deliberadamente o desenrolar da história para comentar o que se está a passar. E é esse seu olhar irónico que evidencia os aspectos absurdos do romance.


De Boris Vian, a Relógio D’Água publicou também A Espuma dos Dias, Morte aos Feios, Elas Não Percebem Nada, Irei Cuspir‑Vos nos Túmulos, Cantilenas em Geleia, As Formigas e O Arranca Corações.

Sem comentários:

Enviar um comentário