2.4.19

Livros a sair em Abril de 2019




1 — As Pessoas Felizes, de Agustina Bessa-Luís (Prefácio de António Barreto)
O prefácio é de António Barreto e a obra mostra a lucidez com que a autora de Fanny Owen abordou famílias burguesas nortenhas antes e logo após Abril de 1974.

2 — Trajectos Filosóficos, de José Gil
Em breves ensaios, segue-se o deslizar de certas ideias — como a subjectividade populista ou o tempo da meditação Zazen — segundo linhas improváveis mas rigorosas. Acompanhando o movimento interno dos conceitos, o autor procura responder à pergunta: como se move o pensamento filosófico?

3 — À Beira Do Mar De Junho, de João Miguel Fernandes Jorge
Um episódio luminoso na já vasta obra do autor.



4 — Pintado com o Pé, de Djaimilia Pereira de Almeida
A autora de Luanda, Lisboa, Paraíso persegue, nas suas crónicas e breves ensaios, os fios da memória e as ligações afectivas e familiares como mais ninguém o faz. O livro é completado com dois ensaios mais desenvolvidos, Amadores e Inseparabilidade.



5 — Kudos, de Rachel Cusk (tradução de Ana Falcão Bastos)
É uma das autoras que, com Alice Munro, Margaret Atwood e Michael Ondaatje, colocou a literatura canadiana num lugar de destaque. Tal como em Trânsito, mostra-se capaz de romper com os moldes estabelecidos sem se perder em inovações estéreis.

6 — Tu Sabes que Queres, de Kristen Roupenian (tradução de Alda Rodrigues)
“Amante de Gatos”, um dos contos do livro, foi em 2017 o mais lido, tanto online como em papel, da The New Yorker. Recebeu elogios do The Washington Post. Segundo a The Atlantic, o conto capta o medo de se ser uma jovem mulher a viver em 2017, o que, entre outras coisas, implica uma desesperante necessidade de ser boa e simpática a todo o custo. O livro será adaptado a série de televisão pela HBO.

7 — Açores — O Canto das Ilhas, de Carlos Pessoa
Numa colecção de viagens publicada em Portugal, não podia faltar um volume sobre os Açores. É escrito por um jornalista que percorreu e viveu as suas ilhas em tempos e modos muito diversos.

8 — Pensamentos, de Blaise Pascal (Introdução de T. S. Eliot e tradução de Miguel Serras Pereira)
«Pascal oferece muito sobre que o mundo moderno faria bem em pensar. E de facto, por causa da sua combinação e equilíbrio únicos de qualidades, não sei de nenhum escritor religioso mais pertinente para o nosso tempo.» [Da Introdução de T. S. Eliot]

9 — Ensaios Escolhidos, de T. S. Eliot (tradução de Maria Adelaide Ramos)
Este livro reúne alguns dos mais importantes textos de ensaio e crítica literária escritos por Eliot entre 1917 e 1962.

10 — Party e A Casa, de Agustina Bessa-Luís (Prefácio de António Preto para A Casa)

11 — Ver Uma Mulher, de Annemarie Schwarzenbach (tradução de Isabel Castro Silva)
Esta novela foi escrita pela autora aos 21 anos e narra a atracção amorosa entre duas mulheres, revelando uma coragem rara na época.

12 — Mataram a Cotovia — Romance Gráfico, de Harper Lee (adaptado e ilustrado por Fred Fordham)


13 — Chico Caramelo e as Suas Ferramentas, de Chris Monroe (tradução de Maria Eduarda Cardoso)

Sem comentários:

Enviar um comentário