27.11.18

Conflito Interno, de Kamila Shamsie, vence London Hellenic Prize





Foi ontem atribuído a Kamila Shamsie, por Conflito Interno, o London Hellenic Prize, que distingue obras escritas (ou traduzidas) em inglês sobre assuntos relacionados com a cultura grega.
Conflito Interno retoma o tema da tragédia grega Antígona, de Sófocles, para contar a história de uma família muçulmana britânica.
Os outros finalistas do prémio foram: Josephine Balmer, com The Paths of Survival; Daniel Mendelsohn, com An Odyssey: a Father, a Son and an Epic; Yopie Prins, com Ladies’ Greek: Victorian Translations of Tragedy; Colm Tóibín, com House of Names; David Vann, com Bright Air Black; e Emily Wilson, com a tradução de Odisseia.
Kamila Shamsie venceu também o Women’s Prize for Fiction com o romance Conflito Interno, que já antes fora nomeado para o Man Booker Prize e para o Costa Book Award.

Isma está livre. Criou os seus irmãos gémeos após a morte da mãe e agora pode regressar ao sonho que há muito interrompera — estudar na América. Mas não consegue deixar de se preocupar com Aneeka, a bela e obstinada irmã que vive em Londres. Ou com Parvaiz, o irmão que desapareceu em busca do próprio sonho — provar a si mesmo que é herdeiro do legado jihadista do pai que nunca conheceu.
Depois Eamonn entra na vida das irmãs. Bem-parecido e privilegiado, vive em Londres, num mundo diferente. Filho de um poderoso político muçulmano britânico, Eamonn tem um legado a defender — ou a desafiar.
O destino das duas famílias está inextricavelmente ligado.
Conflito Interno é uma história sobre lealdades que não resistem à colisão entre amor e política e confirma Kamila Shamsie como uma grande escritora dos nossos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário