«Vem esta
referência a propósito da publicação, pela Relógio D’Água, de Estufa com
Ciclâmenes, de Rebecca West, que reúne um ensaio tripartido acerca dos
julgamentos de Nuremberga, a parte central de The Train of Powder,
originalmente publicado também na The New Yorker, uns anos antes do
arquicélebre ensaio de Arendt, e que, em parte, antecipa algumas das
observações da autora, nomeadamente no que toca à caracterização – e, talvez,
instrumentalização – profundamente política e simbólica dos julgamentos aos
Nazis pelos ignóbeis crimes perpetrados durante o terceiro Reich.
Contudo, West não se
limita a capturar a singular utilização dos julgamentos e da culpa nacional
pelos crimes para a construção da identidade germânica no pós-guerra, mas
explora também a forma como, apesar de toda essa construção, a capacidade de
sacrifício perante o trabalho e a dedicação quase patológica à eficácia que, em
parte, veicularam a tanatopolítica nazi foram capazes de lhe sobreviver quase
incólumes. No desenvolvimento desta narrativa que a naturalidade germânica de
Arendt dificilmente lhe permitiria explorar, West consegue encapsular de forma
brilhante esta perplexidade na figura do jardineiro perneta de Nuremberga que,
árdua e dedicadamente, vendia cíclames a todo o contingente aliado.» [David
Teles Pereira, Sol, 14/04/2016]
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