22.2.16

Na morte de Umberto Eco



 


Como sabemos, Umberto Eco faleceu na passada sexta-feira aos 84 anos na sua casa de Milão de salas repletas de livros. Numa certa tradição renascentista, foi ao mesmo tempo vários coisas, semiólogo, linguista, escritor, professor universitário e jornalista.
Muitas são as homenagens que lhe têm sido prestadas. Desde as governamentais, de Matteo Renzi, Hollande e Mariano Rajoy, até às mais genuínas, dos seus amigos, de escritores e jornalistas. Mas a mais comovente de todas terão sido as rosas brancas depositadas pelos seus alunos em silêncio junto da sua casa.
Umberto Eco teorizou em Apocalípticos e Integrados o que viria a ser a sua posição na sociedade e na vida política, onde denunciou os poderes corrompidos e as opiniões feitas. Nunca quis ser um intelectual na tradição de Montaigne, Espinosa, Pascal ou Walter Benjamin. Apreciava os aspectos agradáveis da vida e esforçou-se por os obter. Sentia a urgência de intervir nos acontecimentos do seu tempo. Decidiu nem se integrar nos meios de comunicação nem deixar de os frequentar, desde que o pudesse fazer mantendo o espírito crítico.
Fez avançar a semiologia e tornou-nos melhores leitores, com obras como A Estrutura Ausente, Obra Aberta ou Lector in Fabula. Aplicou a semiologia a obras populares e até à banda desenhada, em ensaios como O Super-Homem das Massas.

 
 
 
 
Tornou-se autor de romances como O Nome da Rosa, O Pêndulo de Foucault, Baudolino, e vários outros, usando para isso os seus conhecimentos linguísticos e de estudioso de textos antigos e, em particular, medievais.
Manteve até ao fim o espírito crítico em relação aos meios de comunicação, como mostra Número Zero, o seu último romance publicado em vida (sabemos agora que tem uma obra inédita), e recentes declarações sobre as redes sociais.
De Umberto Eco a Relógio D’Água publicou Apocalípticos e Integrados e Sobre Literatura, e vai editar em breve Cinco Escritos Morais, O Super-Homem das Massas e Sobre os Espelhos e Outros Ensaios.
 
Francisco Vale

Sem comentários:

Enviar um comentário