29.2.16

Camille Paglia entrevistada pelo Expresso



 

A ensaísta norte-americana Camille Paglia é entrevistada por Alexandra Carita no último suplemento E do Expresso.
Camille Paglia é uma das mais lúcidas analistas da sociedade norte-americana e das trajectórias das suas figuras públicas ligadas à literatura, à música e à arte em geral.
Como escreve Alexandra Carita, Paglia «é defensora de um movimento feminista muito próprio, que aceita o papel do homem e resonsabiliza a mulher por qualquer conduta inadequada à igualdade de géneros a que aspirou.
A autora afirma: «Sou uma feminista que defende a igualdade de oportunidades.Com isto quero dizer que exijo que sejam retiradas todas as barreiras existentes às mulheres em campos como a política e o mundo profissional. No entanto, oponho-me a uma protecção especial para as mulheres. Sou contra regras que permitam às raparigas, por exemplo nos campi universitários, queixarem-se do que acontece num encontro com um rapaz. Exijo que as mulheres tenham total reponsabilidade de si mesmas. Não acredito em proteções especiais quando alguém lhes diz alguma coisa ofensiva, a não ser que seja no domínio profissional. Acredito, sim, que as mulheres têm de falar por elas próprias e travar as suas batalhas.»



De Camille Paglia a Relógio D’Água editou Vampes & Vadias (Vamps & Tramps) e Personas Sexuais (Sexual Personae).

Sem comentários:

Enviar um comentário