20.6.13

Paulo Trigo Pereira venceu a primeira edição do Prémio Melhor Livro de Economia e Gestão de 2012





 

Portugal, Dívida Pública e Défice Democrático, de Paulo Trigo Pereira, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e pela Relógio D’Água, venceu a primeira edição do Prémio Melhor Livro de Economia e Gestão de 2012 do Diário Económico.

O ensaio tem um argumento central: os problemas das finanças públicas derivam da fraca qualidade da democracia, e o seu principal objectivo é dar resposta a duas questões que condensam as suas duas partes. Primeiro, porque chegamos ao ponto a que chegámos de insustentabilidade das finanças públicas e de necessidade de impor sacrifícios acrescidos aos portugueses com cortes de salários e de pensões e subidas de impostos, além da necessidade de vender, esperemos que não ao desbarato, parte significativa do património do Estado? Segundo, porque tendem as democracias a produzir défices e que reformas de natureza institucional são necessárias para um renascimento da democracia que sustente o desenvolvimento económico e em que a soberania politica volte, duradouramente, a pertencer aos portugueses.

O Prémio é uma iniciativa do Diário Económico, em parceria com o BES e a fundação Manuel Violante e com o apoio institucional do centro NOVAFRICA e do Grémio Literário. O Júri é presidido por António Costa, director do Diário Económico, e constituído por sete especialistas de três áreas: economia, gestão e edição: Francisco Murteira Nabo, Francisco Veloso, Guilhermina Gomes, José Ferreira Machado, José Silva Lopes, Pedro Mendonça e Rui Leão.


Sem comentários:

Enviar um comentário