23.7.12

Middlemarch destacado no Público





No Público de sábado, 21 de Julho, Susana Moreira Marques aborda num extenso artigo o romance Middlemarch, de George Eliot: «Middlemarch passa-se nos anos 30 do século XIX, colocavam-se as primeiras linhas férreas e o mundo não seria o mesmo. Fomos procurar a outra cronologia de Middlemarch, quando George Eliot criava uma obra que, quase 150 anos depois, continua a ser considerada um dos maiores romances escritos em inglês. (…)»



«Pouco tempo depois desse Natal e passagem de ano na ilha de Wight, percebeu que a história que escrevia, sobre Dorothea Brooke, uma jovem que queria dedicar a sua vida a algo maior do que ela, seria o primeiro livro de um folhetim que constituiria o romance Middlemarch, e que agarraria Inglaterra desde a primeira linha: “Miss Brooke tinha aquele tipo de beleza que um vestuário modesto parece fazer realçar.”

O sucesso de Middlemarch era extraordinário. Ainda a série não tinha terminado e já Eliot recebia correspondência de leitores que não aguentavam mais não saber o que iria acontecer a Dorothea ou ao Dr. Lydgate.»

Sem comentários:

Enviar um comentário