6.1.11

A Relógio D'Água nos media na semana de 3 a 9 de Janeiro de 2011 [I]

Na revista Os Meus Livros de Janeiro de 2011:Na secção «Nas Livrarias», entre os «títulos disponíveis e recomendáveis», é destacada a obra Solo Virgem, de Ivan Turguéniev: «No seu último romance (escrito nos arredores de Paris, onde se instalou no final da vida), o autor russo aborda o tema dos Populistas, um movimento revolucionário pacifista que levou milhares de jovens às aldeias, com o intuito de esclarecer e influenciar as populações. (…) Mais uma vez a humanidade e uma existência similar à de cada um pautam as personagens criadas por Turguéniev.»
Na primeira edição deste ano da revista Os Meus Livros faz-se um balanço dos títulos publicados e são apresentados «Os Melhores de 2010».


 
Hugo Pinto Santos escolhe Erros Individuais, de José Miguel Silva, como um dos vencedores: «Regresso de uma das poesias mais visceralmente preocupadas em dizer o mundo, o mais recente embate de uma das obras em verso em que é mais visível uma pulsão irreprimível para uma anotação impiedosa do concreto. (…) é um exemplo claro de quanto cabe ao poeta dizer o seu lugar no mundo, de um golpe dizendo, também, o próprio mundo e seus inevitáveis males.»






Por sua vez, Susana Nogueira considera Uma Porta nas Escadas, de Lorrie Moore, e Um Aprazível Suicídio em Grupo, de Arto Paasilinna, essenciais para a sua biblioteca de 2010.



 Francisco José Viegas, no Correio da Manhã de 5 de Janeiro de 2011:



«Com tradução de António Miguel de Campos, a Relógio D’Água acaba de publicar uma edição bilingue do Tao Te King, de Lao Tse. Do século VI a. C. até hoje, um texto de que pouco se perdeu pelo caminho, de Oriente para Ocidente.»






Sem comentários:

Enviar um comentário