28.5.10

Poesia de Jaime Rocha publicada em França




O livro de poemas Do Extermínio de Jaime Rocha, publicado pela Relógio D’Água, foi escolhido para ser editado em versão bilingue, com tradução de Catherine Dumas, aquando do 13º Festival Voix Vives de Méditerranée en Mediterranée, que se realiza no final do próximo mês de Julho em Sète, sul de França, terra natal de Paul Valéry e Georges Brassens.

Este festival, criado em 1998 na vizinha cidade de Lodève, por Maithé Vallès-Bled, conta com a participação de dezenas de poetas e músicos de todos os países do Mediterrâneo.

É a primeira vez que o Festival Voix Vives escolhe uma obra para publicação. Até este ano, divulgava somente uma antologia bilingue com um poema e uma biografia de cada um dos participantes.

Este certame tem a particularidade de levar a poesia a todos os cantos da cidade, jardins, pracetas, becos, esplanadas, teatros, sítios históricos e lugares emblemáticos. Os textos são lidos pelos seus autores na língua original e em francês por actores convidados, ao que se segue uma conversa com o público.

Além de uma feira do livro, realizar-se-ão, espectáculos de música, de canto e de dança. No ano passado, o Festival contou com a presença de Cesária Évora e de Jane Birkin, tendo sido homenageado o poeta palestiniano Mahmoud Darwish.

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário