20.2.26

A chegar às livrarias: De Profundis, de Oscar Wilde

 Disponível em www.relogiodagua.pt e a chegar às livrarias: De Profundis, de Oscar Wilde (tradução de Maria Célia Coutinho)


De Profundis é uma longa carta escrita por Oscar Wilde na Prisão de Reading ao seu amante Lord Alfred Douglas. Nela, o homem que havia procurado o prazer estético inspirado nos clássicos gregos e o brilho social tira consequências da sua descoberta de que o «segredo da vida é o sofrimento».

Condenado num julgamento que desencadeou e sabia perdido, perseguido pelo escândalo, abandonado por amigos, Oscar Wilde revela a sua complexa personalidade. É um texto íntimo, um monólogo dramático que permaneceu singular numa obra repartida pelo ensaio, a poesia, o teatro, o romance e os diálogos ocasionais.

Oscar Wilde tinha a «virtude do encanto», como afirmou Borges. Mas foi capaz de jogar «tragicamente com o seu destino». No seu voluntário exílio em Paris, disse a Gide que quisera conhecer «o outro lado do jardim».

Nascido em Dublin em 1854, Oscar Wilde morreu 46 anos depois no discreto Hôtel d’Alsace. Como escreveu Borges, «a sua obra não envelheceu; podia ter sido escrita esta manhã».


De Profundis e outras obras de Oscar Wilde estão disponíveis em https://www.relogiodagua.pt/autor/oscar-wilde/

Sem comentários:

Enviar um comentário