Apresentação de «Paula Rego — A Luz e a Sombra», de Cristina Carvalho, em Arruda dos Vinhos, dia 20 de Abril, às 21:00
A Ericeira foi um dos locais onde Paula Rego passou muito tempo da sua infância e adolescência. Nesta localidade costeira, nos anos 50, a vida era rude, sobretudo para as mulheres. Cristina Carvalho, que há vários anos vive nesta zona e conhece o passado e o presente da vila piscatória e sua envolvência, procura recriar a vida da pintora neste ambiente.
“Para a Arte e nesta minha situação, o desenho, a pintura que sou eu própria, tudo na infância se resume a um olhar muito inquietante sobre o imenso planeta onde nasci. Hoje, sei que isto se chama — planeta. Já sei isso há muito tempo, mas não sei o que seja, realmente. Nessa época, alias, sempre e até hoje, existiu em mim o pressentimento de visões sobre fantasmas longínquos, de cavernas, de seres animalescos parecidos comigo; sempre e sempre as visitas aos sótãos e subterrâneos mais ocultos e indecifráveis da minha incendiária memória. Também a grande escalada hesitante nas volutas imprevistas do meu cérebro”
«Paula Rego — A Luz e a Sombra» e outras obras de Cristina Carvalho estão disponíveis em https://www.relogiodagua.pt/autor/cristina-carvalho/
Sem comentários:
Enviar um comentário