Este livro é uma abordagem à ciência que serviu de base ao filme Interstellar, de Christopher Nolan.
Interstellar, um dos principais filmes de Christopher Nolan, leva-nos numa viagem não apenas às mais distantes partes do Universo, mas além deste, até à quinta dimensão (ou ao bulk, como os físicos lhe chamam).
Mas, apesar de tanto o enredo como os efeitos visuais do filme parecerem de outro mundo, ambos se baseiam em ciência real, o que foi conseguido graças a Kip Thorne, vencedor do Prémio Nobel da Física que participou na criação do filme.
De buracos negros, wormholes, tempo e espaço distorcidos à gravidade quântica, anomalias gravitacionais, a quinta dimensão ou o tesserato de Christopher Nolan, Kip Thorne explica-nos, de forma detalhada mas acessível, a ciência por trás do filme e o modo como esta se desdobra para criar o enredo e os efeitos visuais.
Neste livro, o leitor pode descobrir que há factos científicos tão ou mais estranhos do que a ficção científica.
Kip Thorne, vencedor do Prémio Nobel da Física, é professor da cátedra Richard P. Feynman em Física Teórica, professor emérito do Instituto de Tecnologia da Califórnia, conselheiro científico e produtor executivo do filme Interstellar, e autor de quatro livros, entre os quais se inclui Black Holes & Time Warps. Vive em Pasadena, na Califórnia.
A Ciência de Interstellar, de Kip S. Thorne (trad. de Rita Carvalho e Guerra, revisão científica de Nelson Nunes), está disponível em https://relogiodagua.pt/produto/a-ciencia-do-interstellar/
Sem comentários:
Enviar um comentário