7.12.23

Entrevista de Cristina Carvalho no Expresso

 

«Um livro é sempre o resultado de um processo. Neste caso, de uma longa vida. “Paula Rego — A Luz e a Sombra”, de Cristina Carvalho, editado agora pela Relógio D'Água, está nesta categoria. Trata-se de um olhar na primeiríssima pessoa sobre a vida da grande pintora portuguesa, com ênfase na sua infância e adolescência, mas também sobre o que foi, além da sua vida artística, a de todos os dias.
(…)
Há uma primeira pessoa no livro, que é a própria Paula Rego. Como se preparou para o escrever e como chegou a essa primeira pessoa?
Nos romances biográficos que tenho escrito, quase todo o livro, o relato, é escrito na primeira pessoa. Digo “quase todo” porque há situações em que eu própria intervenho e falo com a pessoa sobre a qual estou a escrever, ou então é essa pessoa que sente a necessidade de me interrogar. Por que razão escrevo na primeira pessoa? É o que eu sinto.»

[Entrevista de Luciana Leiderfarb, «https://expresso.pt/cultura/Livros/2023-12-06-Nao-tenho-paciencia-para-escrever-biografias-infancia-e-adolescencia-de-Paula-Rego-deram-um-romance-de-Cristina-Carvalho-47f3b706», 2023/12/06]

«Paula Rego — A Luz e a Sombra» e outras obras de Cristina Carvalho estão disponíveis em: https://www.relogiodagua.pt/autor/cristina-carvalho/


Sem comentários:

Enviar um comentário