O pai Goriot é um fabricante de massas viúvo que, tendo enriquecido durante a Revolução, permitiu às filhas, Anastasie e Delphine, encontrar bons partidos.
Mas estas estão sempre a necessitar de dinheiro, pedem-no constantemente ao velho, que é forçado a viver na sórdida pensão parisiense de Madame Vauquer.
Aí estão também hospedados o ambicioso Eugène de Rastignac, estudante de Direito, o enigmático Vautrin, um forçado que se evadiu da colónia penal de Toulon, o brilhante e íntegro Horace Bianchon, estudante de Medicina, a viúva Madame Couture e a sua pupila Victorine Taillefer, Poiret, antigo empregado que vive agora dos seus rendimentos e está enamorado de Mademoiselle Michonneau…
Parte essencial de A Comédia Humana, essa obra monumental na qual as personagens passam de uns romances para os outros, O Pai Goriot é a história de um amor paternal absoluto que atinge a quase loucura.
O Pai Goriot (tradução de Júlia Ferreira e José Cláudio) e outras obras de Honoré de Balzac estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/honore-de-balzac/
Sem comentários:
Enviar um comentário