16.11.23

De Breves Notas sobre o Oriente, de Gonçalo M. Tavares

 



«Bashô conta uma pequena história destas suas muitas viagens. Ele vai partir para a cidade de Maruoka e o seu grande amigo, Hokushi, que é da localidade de Kanazawa, pensa em acompanhá-lo apenas por uma curta distância — “mas acabou por fazer todo o caminho até Maruoka, incapaz de se despedir”. Temos, então, um amigo que se despede infinitamente do outro, percorrendo todo o caminho da viagem que não é a sua.

E imagino depois a continuação desta história. Agora seria o amigo de Bashô, Hokushi, a ter de partir para a sua casa, e Bashô iria com ele, uns poucos de metros, apenas para se despedir, mas não o consegue largar e com ele vai de novo até à localidade de Kanazawa. Imaginemos uma despedida desta maneira, ininterrupta, entre dois humanos. Dois humanos que poderiam passar uma vida inteira a despedir-se um do outro assim, com esta cerimónia e delicadeza.»


Breves Notas sobre o Oriente e outras obras de Gonçalo M. Tavares estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/goncalo-m-tavares/

Sem comentários:

Enviar um comentário