No passado dia 23, Maria Stepánova recebeu, em Estocolmo, o Berman Literature Prize 2023 por Memória da Memória.
O júri justificou a atribuição do prémio: «Com uma prosa sinuosa e refinada, Maria Stepánova dá vida a imagens, objectos, lugares e documentos, num retrato do poder transformador da memória, quer para indivíduos quer para colectivos esquecidos.»
Com a morte da sua tia, a narradora pôde examinar com todo o cuidado o seu apartamento, repleto de fotografias desbotadas, velhos postais, cartas, diários, pilhas de souvenirs, o repositório de um século de vida na Rússia.
Carinhosamente reunidos, com calma e mãos cuidadosas, esses objectos contam-nos a história de como uma vulgar família judia sobreviveu às numerosas perseguições e repressões do último século.
Em diálogo com escritores como Barthes, Sebald, Sontag e Mandelstam, Memória da Memória recorre aos mais diversos géneros, ensaio, ficção, memória, documentos históricos. Maria Stepánova compõe assim um vasto panorama de ideias e personalidades.
Memória da Memória — Romança, de Maria Stepánova (tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra), está disponível em https://relogiodagua.pt/produto/memoria-da-memoria-pre-publicacao/
Sem comentários:
Enviar um comentário