2.9.23

Sobre História de Quem Vai e de Quem Fica, de Elena Ferrante

 



Elena e Lila, as duas amigas que os leitores já conhecem de A Amiga Genial e História do Novo Nome, tornaram-se mulheres. E isso aconteceu muito depressa. Lila, que se casou muito nova, deixou o marido, o bem-estar material e trabalha agora como operária em condições bastante duras. Elena saiu do bairro, estudou na Normale de Pisa e publicou um romance cujo sucesso lhe abriu as portas de um meio culto. Tentaram ambas, cada uma a seu modo, vencer as barreiras que pretendiam encerrá-las num destino de miséria, ignorância e submissão.

Navegam agora ao ritmo agitado a que Elena Ferrante nos habituou, no mar alto dos anos 70, num cenário de esperança e incerteza, tensões e desafios até então impensáveis, unidas sempre com um vínculo fortíssimo, ambivalente, umas vezes subterrâneo, outras visível, com episódios violentos e reencontros que abrem perspetivas inesperadas. 


História de Quem Vai e de Quem Fica (trad. Margarida Periquito) e outras obras de Elena Ferrante estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/elena-ferrante/

Sem comentários:

Enviar um comentário