20.11.22

Sobre O Silêncio, de Don DeLillo

 




De uma das vozes mais ousadas e essenciais das letras norte-americanas, nasce este novo romance, onde, num futuro próximo, cinco personagens se reúnem num apartamento em Manhattan durante um evento catastrófico. 

DeLillo completou-o semanas antes da pandemia de Covid-19. E, apesar de retratar uma catástrofe diferente, nele podemos encontrar um misterioso consolo para o que hoje acontece. 


É domingo de Super Bowl, em 2022. Cinco pessoas jantam num apartamento

em Manhattan. Uma professora de Física reformada e o marido, em companhia de um ex-aluno, aguardam a visita de um casal amigo que chega após um voo dramático de Paris. A conversa varia entre um telescópio situado no centro-norte do Chile, marcas favoritas de whiskey e o Manuscrito de 1912 sobre a Teoria Especial da Relatividade, de Einstein. 

Até que, subitamente, algo acontece, e as conexões digitais que sustentam

o mundo actual são interrompidas. O que se sucede é uma conversa, profunda e emotiva, sobre o que faz de nós seres humanos. 

Nunca a arte da ficção se tornou um guia tão premente para este mundo desconcertante. E nunca a presciência, a imaginação e a linguagem de DeLillo se revelaram de tal modo reveladoras e essenciais.


«Misterioso e inesperadamente tocante. DeLillo oferece-nos consolo através do seu entendimento do mistério do mundo real.» [The New York Times Book Review]


«Ousado, provocador e requintado. Capta os medos crescentes da nossa era.» [The Washington Post]


«Uma obra-prima. O seu efeito é transcendente.» [Chicago Tribune]


«Este livro absorve toda a obra de DeLillo e transforma-a em pedra ou cristal.» [Rachel Kushner]


O Silêncio (trad. Paulo Faria) e outras obras de Don DeLillo estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/don-delillo/

Em breve a Relógio D’Água publicará também Ruído Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário