19.11.21

Nos 100 anos do nascimento de Natália Nunes

 




Faz agora cem anos que nasceu Maria Natália Nunes a 18 de Novembro. Apesar de ter nascido em Lisboa, viveu parte da sua infância em Oliveira de Frades, no distrito de Viseu.

Dessa infância deixou testemunho em Autobiografia de Ume Mulher Romântica, publicado em 1955.

Formou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, tirando depois o curso de bibliotecária-arquivista, profissão que exerceu no Arquivo Nacional da Torre do Tombo até se tornar, em 1979, bibliotecária da Escola Superior de Belas-Artes.

Contrariando a família, casou aos 21 anos com Rómulo de Carvalho, com quem viveu até à morte deste e com quem teve uma filha, Cristina Carvalho.

A sua obra literária foi feita de contos, romances e ensaios. Publicou Horas Vivas em 1952, A Mosca Verde e Outros Contos em 1957 e o audacioso romance Regresso ao Caos em 1960.

O romance Assembleia de Mulheres foi editado em 1964 e a novela O Caso Zulmira L. em 1967.

Na Relógio D’Água tem publicados Assembleia de Mulheres e o seu último livro, Vénus Turbulenta.

Natália Nunes foi contemporânea de escritoras como Isabel da Nóbrega, Fernanda Botelho e Irene Lisboa, e a sua obra é tão importante e singular como a dessas outras escritoras.

Um sinal da atenção da crítica está no facto de o único prémio que recebeu não ter sido enquanto escritora, mas como arquivista.

Faleceu em 2018.





Vénus Turbulenta e Assembleia de Mulheres estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/produto/assembleia-de-mulheres/

Sem comentários:

Enviar um comentário