26.2.21

Sobre A Escola e a Sociedade, de John Dewey

 



«Temos tendência para encarar a escola segundo uma perspectiva individualista, pondo a tónica na relação entre professor e aluno, ou entre professor e pai. Aquilo que mais nos interessa são, naturalmente, os progressos feitos pela criança individual que conhecemos, o seu desenvolvimento físico normal, a sua evolução no que toca à capacidade de ler, escrever e contar, o aumento dos seus conhecimentos de geografia e história, as suas melhorias em termos de conduta, hábitos de higiene, ordem e zelo — é com base nesses padrões que avaliamos o trabalho da escola. E é justo que assim seja. Todavia, é conveniente que ampliemos o alcance desta perspectiva. Aquilo que o pai mais diligente e sensato deseja para o seu próprio filho, a comunidade deverá desejá-lo para todas as crianças que crescem no seu seio. Qualquer outro ideal para as nossas escolas é limitado e pernicioso; posto em prática, destruirá a nossa democracia.»


A Escola e a Sociedade (trad. Isabel Sá, Maria João Alvarez e Paulo Faria) está disponível em https://relogiodagua.pt/produto/a-escola-e-a-sociedade/

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