15.5.20

Sobre A Gaivota — O Tio Vânia — Três Irmãs — O Ginjal, de Anton Tchékhov




Este livro reúne as quatro principais peças escritas por Anton Tchékhov, traduzidas do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra.
A Gaivota foi publicada em 1896, e nela é já perceptível o modo de ser das personagens tchékhovianas.
O Tio Vânia foi escrito entre 1896 e 1897, logo a seguir a A Gaivota e ainda antes de esta estrear. Foi representada pela primeira vez no Teatro de Arte de Moscovo, em Outubro de 1899.
Três Irmãs, peça publicada em 1901, é talvez o ponto culminante da dramaturgia de Tchékhov. É a história de três mulheres unidas num só destino, descrito em diálogos vagos e veementes. São três irmãs envolvidas na intolerável sensação de que a vida está noutro lado. Três vidas que procuram escapar aos constrangimentos que a educação, a família e uma cidade de província sobre elas exercem.
O Ginjal estreou a 17 de Janeiro de 1904, ou seja, no dia em que Tchékhov fazia 44 anos. Cerca de um ano antes dissera a Olga Knipper que iria escrever a peça há tanto tempo prometida.
A qualquer uma destas peças se aplica o que escreveu Elsa Triolet em «A Vida de Tchékhov»:
«As grandes peças de Tchékhov […] transgrediam todas as regras da dramaturgia do seu tempo; introduziam na cena a vida quotidiana, as pessoas simples, a linguagem de todos os dias; obrigavam o encenador e os intérpretes a abandonar o que o teatro tinha de teatral, as suas convenções habituais… O diálogo de Tchékhov possui uma […] espécie de corrente submarina que passa, silenciosa, por detrás das palavras pronunciadas em voz alta.»

Esta e outras obras de Anton Tchékhov estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/anton-tcheckhov/

Sem comentários:

Enviar um comentário