31.3.20

Os Autores Respondem (Joaquim Manuel Magalhães)



Joaquim Manuel Magalhães: «As leituras não são diferentes das habituais»

A Relógio D’Água perguntou a alguns dos autores que publica que leituras estão a fazer e se são diferentes das habituais, que consequências poderá ter a actual pandemia nas relações individuais e na criação ensaística e literária, e ainda as suas consequências na ecologia e na política internacionais.
Publicamos em seguida essas respostas.

«— Ando a ler os cursos de Michel Foucault no Collège de France, os últimos que faltava editar. Ando a reler os quatro volumes da Pléiade de Marguerite Duras. A seguir vou ler Michelet, «Histoire de la révolution française»; e reler o volume de prosas do poeta Eugénio de Andrade (Modo de Ler). Estas leituras não são diferentes das habituais, eram as que estavam destinadas em fevereiro para ser lidas agora. A seguir já começo a planear novas leituras.

— Já começam a dar sinais, alguns autores menores, de tentativas de escrever sobre o assunto. Devem juntar-se-lhes muitos mais. Mas não acredito que sejam coisas significativas. Constatações e alegorias, para o público se entreter.

— Políticas não imagino que vá ter nenhumas essenciais, exceto nas palavras e palavras do costume (para os novos fascistas vai ser um pasto sem fim). Financeiras e económicas deve ter muitas e isto irá infetar o discurso político, mas não creio que o altere no seu cerne. Ecológicas, devem surgir algumas, alertando sobretudo para as condições biológicas das relações de partilha territorial de homens e de animais. Científicas haverá imensas, mas nem imagino quais, embora as deseje todas.»

Para Comigo, de Joaquim Manuel Magalhães, está disponível em https://relogiodagua.pt/produto/para-comigo/


Várias obras de Michel Foucault e de Marguerite Duras estão disponíveis em https://relogiodagua.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário