28.6.19

Um Bailarino na Batalha, de Hélia Correia, vence Grande Prémio de Romance e Novela da APE




O romance Um Bailarino na Batalha de Hélia Correia (editado pela Relógio D’Água) foi escolhido pelo júri do Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB 2018 como vencedor.
O júri foi formado por José Manuel de Vasconcelos, Clara Rocha, Cristina Robalo Cordeiro, Fernando Pinto do Amaral, Maria de Lurdes Sampaio e Salvato Teles de Menezes.
Os outros finalistas eram Djaimilia Pereira de Almeida, com Luanda, Lisboa, Paraíso; Joana Bértholo, com Ecologia; Julieta Monginho, com Um Muro no Meio do Caminho; e Rui Lage, com O Invisível.
Um Bailarino na Batalha foi publicado pela Relógio D’Água em Setembro de 2018. A apresentação ao público decorreu na Livraria Ferin e foi feita porJosé Gil.

«Ao terminar a leitura do livro de Hélia Correia, o leitor, imerso no seu ritmo hipnótico, acorda bruscamente e pergunta: que texto é este que acabei de ler? Quem são estas personagens? Em que continente real se situam o deserto em que caminham, o rio que atravessam, a cidade que encontram? Fala-se no mar e na Europa, mas isto não é nem um relato de factos reais, nem uma alegoria, nem um conto simbólico ou uma fábula, ou uma parábola, um fragmento de saga, de epopeia, de lenda, de mito, ou qualquer coisa como a reconstrução de uma narrativa bíblica. Nenhuma destas figuras de escrita caracteriza adequadamente o objecto literário que Hélia Correia criou.» [José Gil, na apresentação de Um Bailarino na Batalha, 12/11/2018]

Sem comentários:

Enviar um comentário