25.6.19

Sobre Gonçalo M. Tavares


[Fotografia de Gonçalo Rosa da Silva]

Prémio Literário da Melhor Tradução de Narrativa no México atribuído ao livro de Gonçalo M. Tavares “Uma Menina está Perdida no seu Século à Procura do Pai”. 

O livro “Uma Menina está Perdida no seu Século à Procura do Pai”, de Gonçalo M. Tavares, recebeu o Prémio Belas Artes de Tradução Literária Margarita Michelena 2019, o mais importante prémio de tradução do país. O júri atribuiu, por unanimidade, o prémio à tradução de Paula Abramo. (O livro saiu na prestigiada editora Almadía em 2018.)
O júri congratulou-se pela “alta qualidade” da tradução de Paula Abramo e destacou a “excelência” da obra e a notável “tradução da fascinante imaginação de Tavares” que conseguiu manter a “originalíssima” escrita do autor.
Relembre-se que, ainda recentemente, foi noticiado que o livro “Uma Menina está Perdida no seu Século à Procura do Pai” é finalista do Prix Jean Monnet para o melhor livro europeu publicado em frança, juntamente com livros de Julian Barnes, Bernard Schlink, entre outros. 
O livro “Uma Menina está Perdida no seu Século à Procura do Pai” já foi, assim, no seu breve percurso, finalista e premiado em quatro países: Portugal (Prémio Tabula Rasa), Brasil (finalista do Prémio Oceanos), França (Finalista do Prix Jean Monnet) e, agora México (Prémio Belas Artes de Tradução Literária), estando a ser traduzido em várias outras línguas.
Praticamente toda a obra de Gonçalo M. Tavares está a ser traduzida no México, bem como em outros países de América Latina.
Gonçalo M. Tavares está a ser editado em mais de cinquenta países e já recebeu vários prémios internacionais, o último dos quais no final de 2018, na Roménia, pelo conjunto da sua obra.
Em França foi finalista de alguns dos mais importantes prémios, como o Prix du Meilleur Livre Étranger, que venceu, com o livro Aprender a rezar na Era da Técnica (prémio que foi atribuído, ao longo da história, a autores como Elias Canetti, Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, entre outros).

Na Relógio D’Água Gonçalo M. Tavares tem publicadas 14 obras. Recentemente saiu «Na América, disse Jonathan» e será em breve reeditado «Histórias Falsas».

Sem comentários:

Enviar um comentário