20.3.17

A chegar às livrarias: Ensaios Biográficos Escolhidos, de J. M. Keynes (trad. Miguel Serras Pereira)





Este livro reúne ensaios biográficos e recordações de John Maynard Keynes, que, além de ser um notável economista, possuía uma cultura sofisticada e participou nas negociações relacionadas com a Primeira Guerra Mundial.
Os primeiros ensaios abordam o livro The World Crisis, de Churchill, que trata de questões tão significativas como as diferentes perceções que sobre a Primeira Guerra Mundial tiveram os dirigentes militares e os responsáveis políticos.
Os textos sobre Newton são dos mais importantes sobre o autor dos Principia e a sua complexa personalidade (Keynes adquiriu grande parte dos documentos da arca de originais que Newton deixou, muitos deles sobre alquimia e religião).
A crítica de Trotsky ao reformismo dos socialistas ingleses leva Keynes a uma refutação das teses revolucionárias.
O breve apontamento sobre um encontro cúmplice com Einstein num banquete em Berlim revela os poderes de observação de Keynes, embora a sua descrição dos financeiros judeus não esteja isenta de preconceitos antissemitas.
«O Dr. Melchior: Um Inimigo Vencido» fala-nos dos corredores das negociações que antecederam o Tratado de Versalhes. É uma descrição da arte da negociação diplomática que sublinha o talento de Keynes para narrar factos históricos e descrever o perfil dos que neles participaram.
O último texto, «As Minhas Convicções Juvenis», evoca a juventude de Keynes, Cambridge nos anos 1900, e as origens do grupo de Bloomsbury, (com as suas ideias filosóficas, éticas e o choque com D. H. Lawrence, que considerava os seus participantes «casos perdidos»). Recorde-se que Keynes foi um dos principais participantes do grupo, ao lado de Virginia Woolf, que lhe admirava o talento literário.



Sem comentários:

Enviar um comentário