«Esta segunda
parte do livro, sobre as casas e sobre o tempo, é de longe a mais poética e
modernista, justificando os habituais paralelos entre Elizabeth Bowen e a sua
amiga Virginia Woolf. Os gestos equívocos, as manobras de fuga e as
desconversas são uma constante. Max, que não é um anglófono nativo, explica:
“Aquilo que digo estaria muitas vezes certo se eu quisesse dizer outra coisa.”
O amor entre
Karen e Max é um amor renitente mas ansioso, vive de uma calma desesperada, de
enganos e segredos, de actos que uma vez concretizados pertencem não ao passado
mas ao futuro, de expectativas destruídas e destrutivas: “É isto o que o amor
tem de pior, este fingimento involuntário – alguém a sorrir e a sair sem dizer
para onde, ou uma carta que chega, é lida na nossa presença e pousada sem
explicações, ou: ‘Não, infelizmente esta noite não posso’, dito ao telefone –
pois o que uma pessoa desencadeia sem saber a outra não pode remediar sem os
onde? quem? porquê? Que a ambas sossegam.” Leopold não tem ainda idade para
compreender a ambição social, a endogamia, a inveja, o casamento como
comodismo, os triângulos amorosos, mas sabe alguma coisa sobre a crueldade das
mães, sobre encontros não concretizados, sabe sobretudo que “nada poderia
macular o que não tinha acontecido”, e por isso a sua invenção é uma
invesigação moral.» [Pedro Mexia, Expresso, E, 21/5/2016]
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