No suplemento Atual do Expresso de 29 de junho
de 2013, Pedro Mexia escreveu sobre O Falecido Mattia Pascal, de Luigi
Pirandello: «O Falecido Mattia Pascal é o mais célebre romance de Luigi
Pirandello. Publicado em 1904, situa-se na passagem entre a “tragédia antiga” e
a “tragédia moderna”. De tragédia antiga tem um estilo “verista”, um
naturalismo melodramático e quase grotesco, com intriguistas de pensão,
marqueses reaccionários, meninas casadoiras, vigaristas, megeras, personagens
sentimentais e venais. Da tragédia moderna traz o tema da identidade, o “quem
sou eu”, o humor negro. Pirandello propõe a seguinte imagem: é como se o
Orestes de Electra fosse um fantoche e se desse conta de um rasgão no
texto de papel do teatrinho de marionetes; e é como se esse rasgão fosse tão
inquietante que perturbasse ainda mais o angustiado Orestes, transformando-o em
Hamlet, o indeciso infeliz, o infeliz moderno.»
Sem comentários:
Enviar um comentário