«A partir de
Marlowe dá-se realmente a transformação das histórias de cordel do Doutor
Fausto na história trágica do homem, ainda explicitamente historizado, do
Renascimento, frente às limitações que quer e vai superar. O preço da “vontade
de poder” desse primeiro Fausto literário é ainda o Inferno; mas a importância
de Marlowe vem-lhe do facto de ele ter realizado uma obra de rotura. Com
Goethe, dois séculos mais tarde, é a grande obra de síntese que surge: a história
tradicional sofre uma inflexão e uma elaboração que a faz ascender ao lugar de
“tragédia” do género humano (e com isso lhe retira desde logo a possibilidade
de ser uma tragédia de carácter, como mandam as leis do género na sua forma
moderna). Em Goethe, Fausto assume um recorte universal, alargam-se imenso as
suas potencialidades significativas e ele passa a ter, na consciência colectiva
ocidental (metonímica, e talvez abusivamente, tomada por universal), a dimensão
simbólica própria dos mitos.» [Da Introdução de João Barrento]
24.5.13
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